Zelensky disse estar pronto para acabar com a guerra por meio de negociações bilaterais.





O Conselho da Federação atendeu ao pedido do presidente Vladimir Putin para permitir o uso do exército no exterior. Os Estados Unidos consideram esta decisão, assim como o reconhecimento de Moscou da independência das repúblicas do Donbass, "o início da invasão", disse o chefe da Casa Branca, Joe Biden. No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não está pronto para anunciar uma mobilização geral.

0:09

O Tesouro dos EUA estabeleceu um prazo para concluir todas as transações com a VEB e suas subsidiárias até 24 de março de 2022.

0:08

O presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, em Washington. Ele disse a Kuleba sobre a prontidão dos Estados Unidos e aliados para responder a "nova agressão russa". Biden acrescentou que os Estados Unidos continuarão prestando assistência a Kiev nas esferas econômica e militar.

0:03

Kiev fechará a partir da manhã de 23 de fevereiro para visitar uma zona de 10 quilômetros ao longo da linha de conflito em Donbass, incluindo assentamentos localizados nesta zona. A exceção são as organizações internacionais que prestam ajuda humanitária.

0:02

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky quer criar um fundo para ajudar o exército, para isso ele pretende realizar reuniões separadas com empresas ucranianas. Zelensky também anunciou isenções fiscais na Ucrânia.

00:00

Kiev não espera a interrupção do trânsito de gás da Rússia se não houver "ação militar ativa" - o chefe da "Naftogaz" ucraniana Yuriy Vitrenko.

23:57

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky disse que agora não há necessidade de mobilização total dos ucranianos para o serviço militar. Ele também assinou uma ordem para convocar reservistas (ou seja, aqueles que serviram antes e agora estão na reserva) para o exército. O Presidente esclareceu que estamos falando exclusivamente de cidadãos inscritos na reserva operacional. Zelensky acrescentou que campos de treinamento para reservistas do sistema de defesa territorial serão realizados no país em um futuro próximo.

23:49

Os Estados Unidos colocaram na lista negra os filhos do diretor do FSB Alexander Bortnikov, o primeiro vice-chefe da administração do presidente russo Sergei Kiriyenko e do ex-primeiro-ministro Mikhail Fradkov. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse anteriormente que "as elites russas" e suas famílias "devem sofrer" porque "compartilham os benefícios corruptos da política do Kremlin".

23:42

O Tesouro dos EUA especificou que as sanções estão sendo impostas contra VEB, Promsvyazbank e 42 de suas subsidiárias.

23:42

O site do VEB.RF russo entrou em colapso em meio ao anúncio de sanções dos EUA contra o banco.

23:33

“Estamos trabalhando com a Alemanha para garantir que o oleoduto Nord Stream 2 não fique online”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden. O chanceler alemão Olaf Scholz, avaliando a possibilidade de lançar o gasoduto russo Nord Stream 2, disse que "agora estamos longe disso". Ele especificou que até agora ninguém pode fazer uma previsão precisa sobre o futuro do gasoduto.

23:39

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, fará um discurso hoje sobre a convocação de reservistas durante um período especial.

23:25

Um soldado ucraniano foi morto no Donbass, disse Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia. A vítima foi atacada pela DPR na área da vila de Novotroitskoye, região de Donetsk.

23:22

O diplomata da UE, Josep Borrell, excluiu seu post no Twitter em que ameaçava que os russos sancionados pelo Ocidente não poderiam mais fazer compras em Milão, festejar em Saint-Tropez e comprar diamantes em Antuérpia. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia já respondeu a esta declaração. “Agora entendemos: compras e festas são o que realmente emociona. Tal comportamento dos “países civilizados” beira a perda da aparência humana ”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova. Ela sugeriu que Borrell não administra suas redes sociais, “nem sabe o que escrevem para ele” e deu postagens “à mercê de funcionários analfabetos”.

23:15

“Quem, em nome do Senhor... lhe deu o direito de proclamar novos países chamados no território que pertence aos seus vizinhos? Esta é uma violação flagrante do direito internacional e exige uma resposta firme da comunidade internacional”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o reconhecimento das repúblicas do Donbass pelo presidente russo, Vladimir Putin. Biden disse que os países ocidentais estão unidos em sua determinação de responder à Rússia por seus passos em direção à Ucrânia. “Estamos unidos em nosso apoio à Ucrânia. Estamos unidos em nossa oposição à agressão russa ”, disse. Biden observou que espera mais "provocações" da Rússia na situação em torno da Ucrânia.

A Casa Branca acredita que Moscou está planejando lançar um ataque militar em larga escala contra a Ucrânia. "Espero que eu esteja errado sobre isso ", disse Biden.

23:00

O rublo está crescendo em relação ao dólar em 1%, em relação ao euro - em 0,8% no contexto da declaração do presidente dos EUA, Biden, sobre a imposição de sanções.

22:58

O Kremlin não atendeu ao apelo do líder americano Joe Biden sobre a Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin está ocupado, ele tem uma reunião de trabalho - o secretário de imprensa do presidente russo Dmitry Peskov.

22:56

Nada nas declarações de Putin indica que ele está realmente interessado no diálogo sobre segurança europeia - Biden.

No entanto, os Estados Unidos continuam prontos para o trabalho diplomático com a Rússia e, segundo Biden, esperam o mesmo clima em Moscou.

22:51

O presidente dos Estados Unidos prometeu que as sanções contra a Rússia não atingiriam a economia americana. "<>Vou tomar medidas decisivas para que os danos de nossas sanções sejam direcionados à economia russa, e não à nossa", disse Biden. Ao mesmo tempo, ele reconheceu que pode haver um preço a pagar por "defender a liberdade" nos EUA, e os americanos provavelmente verão os preços dos postos de gasolina subirem nos próximos meses.

22:46

“Não temos intenção de entrar em guerra com a Rússia” - Biden.

O líder americano acrescentou que os EUA fortalecerão sua presença militar na Europa para proteger os parceiros bálticos. O presidente dos Estados Unidos enfatizou que isso era de natureza puramente defensiva. “Autorizei o envio de forças e ativos adicionais [militares] dos EUA já implantados na Europa para fortalecer nossos aliados do Báltico – Estônia, Letônia e Lituânia ”, disse Biden.

Biden observou que os Estados Unidos estão prontos para defender cada centímetro do território da OTAN.

22:41

O presidente dos EUA, Joe Biden , disse que a Rússia "cortou um grande pedaço da Ucrânia" e lançou uma invasão deste país. Em sua opinião, o presidente russo, Vladimir Putin, está usando o DPR e o LPR como justificativa para atacar a Ucrânia.

22:33

Em 22 de fevereiro, os Estados Unidos imporão sanções contra o banco russo VEB, em 23 de fevereiro - contra as elites da Rússia - o presidente dos EUA, Joe Biden. Além disso, os EUA estão impondo sanções a um “banco de guerra” russo sem nome. Biden também anunciou sanções contra a dívida soberana da Rússia. O líder americano observou que esta é “a primeira parcela de sanções”, no caso de uma escalada da crise em torno da Ucrânia, novas se seguirão. “Cortamos o governo russo do financiamento ocidental. Não pode mais arrecadar dinheiro no Ocidente e não pode negociar sua nova dívida em nossos mercados ou europeus ”, concluiu Biden.

22:26

O reconhecimento da DPR e LPR foi uma decisão forçada de Moscou - Representante Permanente da Rússia na OSCE Alexander Lukashevich. “Esta é uma decisão muito difícil, mas forçada. É ditado, antes de tudo, por considerações humanitárias, o desejo de proteger a população civil da violência armada no Donbass continuado pelas atuais autoridades da Ucrânia ”, explicou Lukashevich.

22:24

A UE proibiu seus negócios de manter qualquer relação com a LPR e a DPR - o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

22:23

Em Donetsk , foi feito um atentado contra a vida do ex-chefe do Ministério da Defesa da DPR Vladimir Kononov - Ministério da Segurança do Estado (MGB) da DPR. Pessoas desconhecidas organizaram uma explosão na rua, como resultado, um morador local ficou ferido. Sua perna foi arrancada. Nenhum ferimento foi relatado para Kononov.

22:13

A Rússia estabeleceu relações diplomáticas oficiais com o DPR e o LPR - Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O ministério indicou que a Rússia visa o desenvolvimento abrangente da cooperação com as repúblicas de Donbass.

22:11

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, decidiu assustar os deputados russos, que aprovaram o reconhecimento da LPR e da DPR, com a proibição de compras em Milão e festas em Saint-Tropez. “Chega de fazer compras em Milão, festas em Saint Tropez e diamantes em Antuérpia. Este é o primeiro passo ” , comentou Borrell sobre as novas sanções.

22:01

O Ministério das Relações Exteriores francês disse que o mais recente pacote de sanções anti-russas pode ser apenas o começo. A UE imporá sanções adicionais se a Rússia continuar a violar a soberania da Ucrânia. “ Este é apenas o primeiro sinal, há outras “munições” que ainda estão em reserva ”, ameaçou o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian.

21:51

O presidente russo, Vladimir Putin, ataca "a própria noção de uma Ucrânia independente" - o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

Ele afirmou que a "última invasão" da Ucrânia pela Rússia "ameaça a paz, a segurança e a prosperidade da Ucrânia e da comunidade transatlântica". Austin enfatizou que os Estados Unidos estão prontos para incorrer em “sérios custos econômicos adicionais, conforme os eventos ditarem”. O ministro chamou o apoio americano à Ucrânia de "inabalável".

“Putin ainda tem a opção de evitar uma guerra trágica ”, disse Austin.

O ministro americano também considerou que a Ucrânia deu uma "resposta equilibrada" às últimas ações russas.

21:47

O Ministério das Relações Exteriores italiano anunciou planos para realizar uma reunião do Conselho de Relações Exteriores da UE em Kiev. “Estamos trabalhando em uma iniciativa para dar um sinal claro de solidariedade ao povo ucraniano ”, disse o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.

21:43

Não há mais regras para estabilidade e segurança na Europa - Ministério das Relações Exteriores da França.

“Os instrumentos, tratados, atos legais que até agora garantiram a estabilidade na Europa estão ultrapassados ”, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian.

21:42

Um concerto festivo em homenagem ao reconhecimento da LPR pela Rússia em Lugansk foi cancelado devido ao bombardeio.

21:39

"A União Europeia está pronta para continuar o diálogo com a Federação Russa, mas não diante de uma ameaça militar ", - o diplomata da UE Josep Borrell.

21:26

A Rússia parou nas fronteiras ucranianas, incluindo no território da Bielorrússia mais de 150 mil pessoas, aviões de combate e helicópteros de ataque - o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. “Muitas unidades estão agora posicionadas na linha de frente em posições de combate ”, disse ele, acrescentando que essas forças estão prontas para atacar.

21:34

“Se não houver escolha, vamos lutar, porque esta é a nossa terra, este é o nosso povo ”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, em uma reunião com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. O chefe do Ministério das Relações Exteriores explicou que a Ucrânia passaria a operações militares como último recurso. Por enquanto, Kiev confia na diplomacia e tenta não sucumbir às provocações russas. “Evitaremos essa armadilha [da Rússia] ”, disse Kuleba.

21:27

“Moscou agora passou de tentativas secretas de desestabilizar a Ucrânia para abrir uma ação militar. Isso é <...> uma violação flagrante do direito internacional ”- Stoltenberg.

21:23

As Forças de Reacção Rápida da OTAN ainda não estão mobilizadas, embora tenham sido levadas a um elevado grau de prontidão há algumas semanas - Secretário-Geral da OTAN Jens Stoltenberg.

Ele especificou que os EUA enviaram tropas para a Romênia, a Alemanha enviou forças adicionais para a Lituânia e o Reino Unido dobrou sua presença na Estônia. “A França, por sua vez, declarou sua prontidão para liderar um grupo de batalha na Romênia ”, acrescentou o chefe da aliança.

21:22

O ministro das Relações Exteriores da França, Le Drian, cancelou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Estava marcado para 25 de fevereiro em Paris. O motivo são as recentes ações da Rússia.

21:13

“Noite na cabana”, o ministro da Justiça ucraniano Denys Malyuska gravou uma mensagem de vídeo para prisioneiros ucranianos no jargão dos ladrões. Ele alertou que a Rússia, por meio de conexões no submundo, está tentando provocar tumultos nas prisões ucranianas.

Segundo o ministro, os "ladrões da lei" russos enviaram uma "corrida" à Ucrânia com um apelo para "criar desordem nas prisões e liberdade". “Mas “nossa cabana” tem suas próprias regras e leis. Somos contra a ilegalidade. Portanto: fique quieto, sha! Sem kipish ”, chamou Malyuska.

Em um comentário ao seu vídeo, o ministro ressaltou que até agora nada veio da Rússia. “Mas por precaução: nas próximas semanas, não se emocione com vídeos falsos e protestos em prisões pagas. Vai ficar tudo bem ”, pediu Malyuska.

21:07

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia anunciou o recebimento de assistência militar de 1,5 bilhão de dólares. Em conexão com os últimos eventos, mais de 2.000 toneladas de armas e equipamentos militares foram entregues ao país. “18 estados forneceram sua assistência militar e financeira à Ucrânia ”, disse a vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emina Dzhaparova. Entre esses estados estão os EUA, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Turquia, os estados bálticos.

21:00

ONU sobre as palavras de Putin de que os acordos de Minsk não existem mais: "Acreditamos que esse quadro diplomático existe e deve ser usado para desescalar" .

20:57

“Tudo indica que a Rússia ainda está planejando um ataque em grande escala à Ucrânia. Continuamos a apelar à Rússia para que recue <...>. Nunca é tarde para não atacar ", - o chefe da OTAN Jens Stoltenberg em uma entrevista coletiva em Bruxelas.

20:53

Mais de 100 caminhões carregados de soldados vistos na região russa de Belgorod em direção à fronteira ucraniana - Reuters

20:48

Putin não caiu sob as novas sanções da UE.

20:44

Os países da UE concordaram por unanimidade com um pacote de sanções contra a Rússia devido ao reconhecimento da DPR e da LPR, disse o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian.

A UE colocou na lista negra todos os deputados da Duma russa (351 pessoas) que votaram pelo reconhecimento das repúblicas de Donbass. Além disso, a lista de sanções inclui 27 pessoas físicas e jurídicas, incluindo bancos e organizações que financiam as operações da Rússia no Donbas. A UE também decidiu restringir o acesso da Rússia aos mercados financeiros e de capitais europeus.

20.32

A Rússia em breve evacuará o pessoal da embaixada em Kiev. “Nas circunstâncias atuais, nossa primeira prioridade é cuidar dos diplomatas russos e funcionários da embaixada e consulados gerais. Para proteger suas vidas e segurança, a liderança russa decidiu evacuar”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

20.18

O vice-presidente do Conselho da Federação, Konstantin Kosachev, acredita que as decisões tomadas sobre o DPR e o LPR foram "as únicas corretas". Concordar com o uso de forças militares no exterior dará ao presidente a oportunidade de tomar as medidas necessárias para garantir a paz na zona de conflito. “Esta decisão tem apenas um objetivo – evitar aquela guerra em grande escala, que, obviamente, seria sonhada tanto em Kiev como fora da atual Ucrânia”, diz ele na sessão plenária (  citação da TASS ).

19.44

O presidente responde a uma pergunta do jornalista do Kommersant Andrei Kolesnikov sobre “é possível permanecer do lado do bem, resolvendo problemas com a ajuda da força”: “Por que você acha que o bem deve ser sempre impotente? Eu penso que não. Acho que justamente esse bem pressupõe a possibilidade de se defender. A partir disso vamos prosseguir."

19.42

“Geralmente é impossível prever qualquer esboço específico de operações militares. Depende da situação específica que se desenvolve no local .

19.39

Vladimir Putin: Não estou dizendo que as tropas russas irão para Donbass agora .

19.35

O presidente enfatizou que Moscou "ouviu as declarações da Ucrânia sobre ambições nucleares". Segundo Putin, Kiev tem tudo para resolver seus problemas com armas nucleares e compensar o déficit. “A única coisa que falta lá são os sistemas de enriquecimento de urânio. Mas esse problema é resolvido de forma bastante simples ”, especificou o político.

19.31

“Reconhecemos todos os documentos fundamentais [do DNR e do LNR], incluindo a constituição. a constituição explicita as fronteiras dentro das regiões de Donetsk e Luhansk na época em que faziam parte da Ucrânia ”, diz o presidente.

19.30

Vladimir Putin: Os acordos de Minsk não existem mais .

19.27

Vladimir Putin: Ontem assinamos acordos com o DNR e o LNR. Eles contêm cláusulas de que forneceremos, entre outras coisas, assistência militar. Portanto, o apelo ao Conselho da Federação é lógico. Se necessário, cumpriremos nossas obrigações.

19.25

O presidente volta ao salão onde os representantes da mídia estão esperando.

19.18

Na terça-feira, Vladimir Putin recebeu o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev no Kremlin. Após a reunião, os políticos fizeram declarações à mídia. "Vamos fazer o seguinte: despedir-me-ei do convidado e depois voltarei a falar com vocês", prometeu o líder russo aos repórteres.

19.10

A resolução entra em vigor a partir do momento da sua aprovação.

19.07

O Conselho da Federação permitiu que o presidente usasse o exército na DPR e na LPR. A decisão foi tomada por unanimidade. O hino da Rússia soa.

19.06

Oradora Valentina Matvienko : Partimos do fato de que serão forças de manutenção da paz que resolverão o conflito em Donbass. Podemos começar a votar.

19.01

Vice-Ministro da Defesa da Federação Russa Nikolai Pankov: As autoridades ucranianas embarcaram no caminho do derramamento de sangue. Existem mais de 60.000 soldados nas fronteiras com o DPR e o LPR.

19.00

“O uso de forças armadas fora da Federação Russa nem sempre é uma operação forçada. Muitas vezes, sua aplicação apenas traz paz. E também contamos com isso. Tendo assumido obrigações de proteger as repúblicas, é claro que devemos usar os recursos que a Rússia tem ”, disse o senador Yuri Vorobyov.

18.58

“Os acordos garantem a proteção dos direitos dos cidadãos que vivem nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, criam uma base legal para a presença de unidades militares russas nesses territórios, cuja presença é necessária para manter a paz na região”, Klishas enfatizou.

18.57

Senador Andrey Klishas : O número de formações do exército russo fora da Federação Russa, os termos e o local de sua estadia serão determinados pelo presidente.

18.55

Os comitês de perfil do Conselho da Federação recomendam aprovar o apelo do presidente.

18.50

Olá! O presidente Vladimir Putin enviou um apelo ao Conselho da Federação sobre o uso de forças armadas fora do território da Rússia . O Gazeta.Ru está transmitindo a reunião dos senadores.