O Brasil fechou o ano de 2021 com saldo positivo de mais de 2,7 milhões de empregos. 


E, diferentemente de tudo o que já te contaram, a boa notícia deve ser ainda melhor em 2022. O Governo Federal reduziu os níveis hierárquicos, com a digitalização do Governo, a Lei da Liberdade Econômica e a Reforma da Previdência.


Além disso, criou o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), o qual garantiu a manutenção de 11 milhões de empregos de carteira assinada no Brasil; e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com quase R$ 38 bilhões, chegando, pela primeira vez, a milhões de microempresários.


O Governo Federal simplificou, desburocratizou e pavimentou o caminho para a retomada econômica e o saldo positivo de empregos. A fim de ajudar a tirar da informalidade mais de 40 milhões de brasileiros e garantir experiência e capacitação para quem precisa, o Ministério do Trabalho e Previdência lançou o Programa de Serviço Civil Voluntário.


Parceria com o Sistema S e prefeituras de todo o Brasil, o programa vai oferecer bolsa e auxílio-transporte a pessoas que se voluntariem para um trabalho de meio turno na prefeitura. O voluntário cumpre alguma tarefa necessária na prefeitura e faz um curso de capacitação no turno inverso.


O trabalho na prefeitura vai resultar em um certificado, um atestado de eficiência dado ao final de um ano. Com as duas capacitações feitas nesse período somadas à experiência profissional comprovada, a chance de que essa pessoa consiga um trabalho de carteira assinada é muito maior. É uma escada com que esse profissional poderá subir para outro nível, tanto de empregabilidade como de renda. São mais de 200 cursos de qualificação, todos gratuitos.


Além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho aos jovens de 18 a 29 anos de idade, o programa abre oportunidades de reinserção para os brasileiros de 50 anos ou mais que estão há pelo menos dois anos sem carteira assinada.


CONHEÇA E COMPARTILHE A VERDADE!


SecomVc