TV JORNAL

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 já estão abertas; saiba como participar

Candidatos podem se inscrever pela internet até as 23h59 de 15 de junho.
Taxa é de R$ 35 e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã desta segunda-feira (28). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:



Agenda do Enem
InscriçõesDe 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59)
Pagamento da taxaAté 20 de junho
Provas3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito7 de novembro
Resultado Final28 de dezembro

Isenção de taxa

Os estudantes que não puderem pagar a taxa poderão solicitar a isenção durante a inscrição. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também poderão solicitar os candidatos que declararem carência socioeconômica (ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade, de acordo com o edital). Confira mais informações no edital do Enem 2012.

Exame

As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. No primeiro dia, o exame terá duranção de 4h30, com início às 13h e termino às 17h30. No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30. O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada. O exame avaliará as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio:
Área do ConhecimentoComponentes Curriculares
Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuímica, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e RedaçãoLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e suas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas TecnologiasMatemática
Mudanças
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24) que a partir deste ano, pela primeira vez, todos os que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ter acesso à sua redação corrigida. A mudança, segundo o ministro Aloizio Mercadante, está prevista em um acordo firmado com o Ministério Público Federal no ano passado.
O MEC também confirmou as mudanças que já vinham sendo esperadas na correção das próximas provas. Hoje, um texto é corrigido por dois especialistas e, se houver discrepância superior a 300 pontos, passa por apenas um terceiro corretor. Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências (são cinco competências ao todo, cada uma valendo 200 pontos). Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas "mais próximas".

Caso as diferenças entre as notas permaneçam, a prova será submetida a uma banca examinadora composta de três avaliadores, que darão a nota final.

O ministério anunciou que vai lançar um "Guia do Participante" em julho com exemplos de boas redações e esclarecimentos sobre os critérios da correção.

0 comentários:

Postar um comentário