Na última sexta-feira (9), teve início na cidade de Santa Cecília PB, o curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares / Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Básica dos municípios de Santa Cecília e Alcantil. Cerca de 40 profissionais participam da formação.

O curso pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATENFs) em saúde mental, acolher e cuidar do usuário de forma integral:

  • Apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas;
  • Discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas;
  • Ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

A base do curso é a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.  A carga horária para os alunos será de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo.

Por Luciano Silva
Fonte: Ministério da Saúde