Futuro ministro da Fazenda expressou o desejo do presidente eleito Lula à atual equipe econômica; fim da desobrigação acaba em 31 de dezembro


Futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad (PT)Adriano Machado/Reuters

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), procurou a equipe econômica do atual governo e pediu que não houvesse a prorrogação da desoneração de PIS/Cofins sobre combustíveis.

O fim da desoneração acaba no dia 31 de dezembro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pela equipe econômica do governo eleito.

Haddad afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gostaria que não ocorresse a prorrogação a partir de janeiro e que espera que esse pedido seja atendido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a assessoria da equipe econômica do governo eleito, Lula — assim que assumir — “vai tomar a decisão adequada”.

O futuro ministro da Fazenda vinha afirmando que precisava aguardar a aprovação da PEC da Transição e uma reavaliação das contas do governo para depois tomar uma decisão.

O corte de tributos sobre combustíveis deu significativa contribuição para o arrefecimento da inflação neste ano, com o IPCA registrando inclusive deflações por três meses, em julho, agosto e setembro.