Recursos milionários deveriam ter sido destinados para apoiar pequenos produtores de leite
Operação da Polícia Federal cumpre 36 mandados de busca e apreensão em Pernambuco - FOTO: PF/DIVULGAÇÃO |
A Polícia Federal em Pernambuco, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio de cerca de R$ 8,5 milhões que deveriam ter sido usados na distribuições de leite para pessoas de baixa renda. O governo de Pernambuco é um dos alvos da Operação Lácteos.
De acordo com as investigações, empresários impossibilitados de terem suas empresas contratadas por não atenderem os requisitos legais, obtiveram, por meio de uma cooperativa de fachada, a contratação milionária com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, no âmbito do Programa Alimenta Brasil. Os convênios são ligados ao Programa Leite de Todos, que tem o objetivo de incentivar a produção pecuária familiar local e reduzir os riscos de insegurança alimentar e nutricional.
"Foram observadas falhas grotescas na formalização dos chamamentos públicos, ausência de controle do recebimento do leite, bem como ausência de comprovação do pagamento de recursos para aquisição do leite", citou o superintendente da Controladoria Regional da União do Estado de Pernambuco, José William Gomes da Silva.
A organização criminosa teria desviado parte dos recursos destinados à cooperativa e incorporado esses valores ao patrimônio dos seus integrantes, por meio de lavagem de dinheiro. Na operação, 36 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos - carros de luxos, dinheiro, laptops e celulares foram apreendidos pela PF.
Os nomes dos empresários e servidores envolvidos no esquema não foram revelados.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Águas Belas (2), Gravatá (4), Garanhuns (1), Itaíba (5), Passira (1), Pesqueira (1), Recife (17), Olinda (2), Belo Jardim (02) e Frei Miguelinho (01).
0 Comentários