ELES TEM VALOR!

Por: Fabiano Sena
15/10/2014 ás 13:00hs

Foto: Divulgação
Os professores são uma faceta extremamente importante de qualquer sociedade por uma infinidade de razões. Eles são as pessoas que educam os jovens da sociedade, que por sua vez, tornam-se os líderes da próxima geração. Seu oficio é ensinar as crianças e/ou adultos transmitindo seus conhecimentos para todos. Mas teriam eles a importância devida dentro de nossa sociedade?

Quando refletimos sobre a importância do professor na sociedade notamos a presença desses mestres em praticamente tudo o que nos rodeia, seja no papel que você pega ou na cadeira que se senta, eles estão lá, sim, os professores estão lá. Vale lembrar, que mesmo as pessoas que aprendem por “si” só, conhecidos como “auto de data”, precisam partir de algo que alguém já fez ou falou, e que provavelmente aprendeu de um professor. O conteúdo transmitido pelos professores é absorvido de várias formas pelos alunos, que se tornam detentores do conhecimento, sendo impactados pelo resto de suas vidas. Assim, os professores têm certamente uma marca significativa no desenvolvimento da humanidade. Os professores estão ai, ensinando e ajudando a desenvolver os conhecimentos para que possamos contribuir de forma responsável e produtiva na sociedade.

O resultado de tanto esforço e trabalho é perceptível até em “pequenas” cidades do Agreste de Pernambuco como: Surubim, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertente do Lério e Santa Cecília no estado da Paraíba. Nota-se que a importância despendida para a educação, bem como para seus educadores, define o ritmo do processo de transformação dessa região.

Um dos aspectos mais importantes que pode ajudar na aceleração do crescimento é ensinar a essa geração à importância do professor, mostrando que são eles os responsáveis pela preparação que nos levará a transpor os obstáculos que eventualmente possam surgir no caminho de cada um. Valorizar os professores nos conduz a uma vasta riqueza de recursos que nos proporcionará um desenvolvimento ímpar de uma sociedade mais justa e igualitária.
“No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra que não há professores não pode haver imperadores”.

Nenhuma sociedade quer ser deixada para trás, mas, somente as que entendem que a espinha dorsal da inovação tecnológica passa pela mão do professor é que chegam aos resultados esperados. Por isso, é de extrema relevância à valorização desses profissionais, oferecendo condições para que possamos proporcionar uma educação de qualidade, promovendo crescimento, que por sua vez, promove qualidade de vida para todos os membros da sociedade.