-Maria Eugênia da Silva, 65 anos, Reconhecida nacionalmente por preparar há 14 anos o 

maior pé de moleque! Neste São João o pé de moleque pesará mais de 2 mil quilos e medirá 

14  metros.!!!

ELA É SANTA-MARIENSE É ORGULHO DE SER!




Quem nunca ouviu falar do São João de Caruaru que lance a primeira bomba rojão. A festa junina já garantiu à cidade o título de Capital do Forró e durante seu calendário junino, além do tradicional arrasta-pé, tem ainda o sabor das comidas gigantes espalhadas pela cidade. 

Por isso, o NE10 resolveu ir até o Agreste de Pernambuco para ouvir de perto a história da cozinheira Maria Eugênia da Silva, 65 anos, e bater um papo com essa mulher que ajuda a fazer do São João de Caruaru o maior do mundo. 

Reconhecida nacionalmente por preparar há 14 anos o maior pé de moleque, Maria do Bolo [como é conhecida e gosta de ser chamada] deixa de lado os ingredientes da iguaria, que já lhe garantiu vários prêmios, para falar de uma receita diferente: sua própria vida. 

Dona de uma simplicidade ímpar, ela escolheu a cozinha [seu lugar preferido da casa] para conversar com nossa equipe. 

INGREDIENTES 

Solteira 
6 filhos 
7 netos 
1 bisneta 
48 irmãos 
1 colher de chá de sonhos 
Algumas doses de amor 
E força de vontade a gosto





PASSO A PASSO 

Maria Eugênia da Silva nasceu no dia 21 de maio de 1946 na pequena cidade de Santa Maria do Cambucá, distante 146 km do Recife. E, assim como para muitas crianças do Agreste pernambucano, a brincadeira cedeu lugar para o trabalho. Por isso, ainda era pequena quando já garimpava na roça, ajudando os pais. 


"Nunca fui a uma sala de aula. Meu pai não deixava filha estudar. Ele dizia que era coisa só de homem. Mulher tinha que trabalhar na enxada e em casa. Hoje, são meus filhos que me ensinam", disse, lamentando não saber ler e escrever como gostaria. 

Perto de sua adolescência teve a oportunidade de deixar de lado o peso da enxada para trabalhar como empregada doméstica em Caruaru. "Meus pais resistiram, mas no fim deixaram eu ir", lembra. 

O tempo passou, ela trabalhou por mais de 12 anos em uma residência, conseguiu a vaga de zeladora de uma escola particular do município, conheceu aquele que foi pai dos seus seis filhos, mas nunca subiu ao altar. 

E é falando sobre os filhos que Maria do Bolo se emociona. "Em um momento da vida, tive que deixar um dos meus filhos com a família do pai que morava na Paraíba. O que eu não imaginava é que ele ficaria lá para sempre. Isso ainda dói", revela chorando ao lembrar que já passou fome ao lado das crianças, pois teve que deixar o trabalho da escola por causa da saúde debilitada. 

Desempregada, Maria do Bolo encontrou uma alternativa para recomeçar. Decidiu então fazer pamonhas, bolos, pé de moleque, pastel, coxinhas etc. para vender e garantir o sustento dos filhos. 

"Todos os dias eu saía de casa às 5h30 empurrando uma carroça com meus bolos para vender no centro da cidade. Tinha semana que dava um bom dinheiro, mas tinha semana que o movimento era fraco. Mas eu nunca pensei em desistir. No final da tarde, eu voltava para casa e sabia que no dia seguinte eu faria tudo de novo", recorda. 

Maria juntou dinheiro, fez de sua casa uma lanchonete e deu início a uma vida nova. Em 1998, ao lado da filha Katarina Silva, teve a ideia de fazer o maior pé de moleque durante o São João de Caruaru. E deu certo! 

A festa, que começou com a iguaria pesando 500 kg, aumenta a cada ano. Por isso, neste São João o pé de moleque pesará mais de 2 mil quilos e medirá 14 metros. ''Apesar da dificuldade em conseguir patrocínio, eu jamais vou desanimar. O bolo (em forma de pé gigante) fica exposto na rua onde moro e é servido de graça, ao som de muito forró pé-de-serra'', fala em tom convidativo. 

Então, para quem não resiste às delícias juninas, fica a dica. O maior pé de moleque do mundo este ano será dia 17 de junho, às 20h, na Rua 42, 135, bairro Rendeiras em Caruaru. Além de apreciar a iguaria, você também terá a oportunidade de conhecer de perto essa mulher de muitas lembranças e sonhos simples.

FONTE: Ne 10