Santa Maria do Cambucá é um município localizado no Agreste Setentrional do estado de Pernambuco, Brasil. Com uma história rica e uma localização geográfica privilegiada, a cidade possui características únicas que a tornam especial.



 

A povoação de Santa Maria do Cambucá teve início em torno da capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada pelo padre Ibiapina em 1876, quando a localidade ainda era chamada de Carrapato. Inicialmente parte do território do município de Taquaritinga (atualmente Taquaritinga do Norte), o distrito foi criado em 25 de julho de 1895 e recebeu o nome de Santa Maria. Posteriormente, passou a fazer parte do município de Vertentes, em 11 de setembro de 1928, e em 31 de dezembro de 1938 mudou seu nome para Ibiapina, a fim de evitar confusões com outra cidade chamada Santa Maria, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Finalmente, em 1944, o município adotou o nome de Cambucá, inspirado em uma árvore presente na região. Assim, Santa Maria do Cambucá foi oficialmente criada em 20 de dezembro de 1963.

Quanto à geografia, Santa Maria do Cambucá está localizada a uma latitude de 07°49'45" sul e uma longitude de 35°52'50" oeste, com uma altitude de 494 metros acima do nível do mar. A vegetação predominante é a caatinga hipoxerófila, com algumas áreas de floresta subcaducifólia.

Com uma área total de aproximadamente 93,145 km², o município abriga uma população estimada em 18.993 habitantes, de acordo com dados de 2017. A densidade populacional é de cerca de 203,9 habitantes por quilômetro quadrado.

Santa Maria do Cambucá é conhecida por seu clima semiárido, classificado como Bsh de acordo com a classificação de Köppen, caracterizado por chuvas irregulares e altas temperaturas. A cidade está localizada na região conhecida como Agreste de Pernambuco, que se destaca por sua vegetação e relevo peculiar.

Além disso, o município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe e possui como principais cursos d'água o Rio Caiaí e os riachos da Macaca, dos Porcos e do Tanque.

Santa Maria do Cambucá possui uma economia diversificada, com destaque para setores como agricultura, comércio e serviços. A agricultura é uma atividade importante na região, com cultivo de diversas culturas, incluindo o caju. O Caju ganhou destaque como uma cultura promissora na região, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Em termos de infraestrutura, Santa Maria do Cambucá conta com serviços básicos, como saúde, educação e transporte, para atender às necessidades de sua população. A cidade também possui alguns estabelecimentos gastronômicos com comidas típicas da região.

Em resumo, Santa Maria do Cambucá é uma cidade com uma história rica, um clima característico e uma economia compartilhada. Seus habitantes desfrutam-se de suas tradições e recursos naturais, tornando-a um local único e atraente para visitantes e investidores.

Visite Santa Maria do Cambucá!