A TIA FABULOSA É NOSSA




Com o objetivo de incentivar professores e gestores municipais de educação a desenvolverem ideias que auxiliem o ensino e que sejam aplicáveis à realidade de sua cidade, a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) promoveu durante dois meses o Desafio Município Inovador.


De julho a setembro, foram recebidas ideias vindas de todas as regiões do estado, da Região Metropolitana do Recife ao interior. Ao todo, 64 projetos de 38 municípios pernambucanos se inscreveram na premiação. 


Dentre os projetos aprovados, esteve o do município de Santa Maria do Cambucá, localizado no Agreste Setentrional, intitulado "Meu Pé de Histórias." O projeto é apresentado embaixo de uma árvore. As crianças são levadas e lá encontram a personagem "Tia Fabulosa" (foto), interpretada por Zenaide Alves. No roteiro são contadas histórias, fábulas, cantam músicas da personagem e tocam instrumentos musicais. Após o término da apresentação é realizado uma confraternização e servem lanche aos participantes.


De acordo com a idealizadora Zenaide, a apresentação é realizada em diversos locais, cercado, roçado, campo de futebol.  "O importante é ter uma árvore para fazer a apresentação. O projeto é sucesso, a Tia Fabulosa caiu na graça das crianças do município." O projeto já passou por mais de 30 escolas municipais e estaduais. “Estamos muito felizes, pois o projeto é feito com muito carinho.” Zenaide contou com o auxílio no desenvolvimento do projeto pela secretária de Educação de Santa Maria do Cambucá, Maria Auxiliadora Pereira.



Os representantes dos 15 projetos finalistas do Desafio Município Inovador estarão participando nesta sexta-feira (29), da 1ª Conferência de Inovação e Políticas Públicas que começa às 14h no Museu Homem do Nordeste, localizado na capital pernambucana. Após essa etapa, as equipes participarão de workshops sobre desenvolvimento de projetos e os melhores recebem da EIPP o selo de Município Inovador, sendo reconhecidos nacionalmente como fomentadores de uma educação pública inovadora e de qualidade. O grande vencedor receberá o equivalente a R$ 100 mil reais em cursos e consultorias para colocar em prática a ideia proposta.


Fonte: Negócios e Informes