MODELO DE GESTÃO DO ATUAL PREFEITO ALEX ROBEVAN, TIRA SANTA MARIA DO CAMBUCÁ DO VERMELHO.

FIRJAN - Comparação entre 2005 e 2013

         Segundo o IFDM — ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL o Município de Santa Maria do Cambucá saiu da posição 156º em 2005 e foi para posição 60º em 2013, saltando 96 posições em comparação do primeiro ano de mandato do atual Prefeito Alex Robevan de Lima. Os indicadores da Firjan ainda mostram que a saúde saltou da posição 110º em 2005, para a posição 32º em 2013, dentre todo estado de Pernambuco. O Índice de Emprego e Renda também foi destaque, Santa Maria do Cambucá saiu da 165º posição em 2005 e chegou à posição 52º em 2013, um salto de 113 posições. 

A partir de 2013, na gestão do atual prefeito Alex Robevan de Lima o Município conseguiu dar o seu maior salto na avaliação, entrando no grupo de auto desenvolvimento na Saúde e moderado (entre 0,6 e 0,8 pontos) na Educação, Emprego e Renda. A meta da atual gestão agora é chegar no grupo de alto desenvolvimento (superior a 0,8) em todas as áreas, já que até o ano de 2012 o Município tinha resultados insatisfatórios. 

De fato, o Índice FIRJAN revela de forma incontestável o crescimento e avanço da atual Gestão. Não foi a toa que o Prefeito foi eleito como 2º Melhor Gestor do Estado de Pernambuco, recebendo o reconhecimento através da UBD (que avalia a qualidade dos serviços prestados pelo governo municipal) que premiou o atual Prefeito Alex Robevan pela 16º posição dentre os 50 melhores gestores do BRASIL. 

Foi um grande salto de qualidade em todos os setores, além de muito investimento em infraestrutura.

O IFDM foi criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país e pretende avaliar as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda dos municípios brasileiros. Nessa nova edição – baseado em dados oficiais de 2013, o estudo realiza comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta do cenário econômico. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). 
Foto: Nilton Mota, Alex Robevan, Paulo Câmara e Danilo Cabral
Na última sexta-feira, junto com o Secretário de Planejamento e Gestão Danilo Cabral, o Prefeito Alex Robevan participou de uma audiência com o Governador Paulo Câmara para tratar de pleitos importantes para o município de Santa Maria do Cambucá.