VITÓRIA DA CATEGORIA!


Na ultima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Cambucá que foi realizada na noite desta Terça-feira (08) de Março teve na pauta de votação, O projeto de efetivação dos ACS e ACE encaminhado pelo Poder Executivo através do Prefeito Alex Robevan foi aprovado pela totalidade de votos.





“Hoje a nossa CATEGORIA entra pra história de Santa Maria do Cambucá! Hoje é um dia mais que especial, além de ser 8 de março (Dia Internacional da MULHER), foi confirmado: A EFETIVAÇAO DOS ACS E ACE! Só temos que agradecer ao nosso querido prefeito Alex Robevan Lima pela coragem e compromisso! A nossa secretaria Silvana Lima agradecemos pela união e reconhecimento! A nossa coordenadora Sandra Azevedo pelo empenho com a nossa classe! E aos VEREADORES que representam o poder legislativo! Assim hoje nos tornamos profissionais efetivos desse Município...  Agradeço a todos que celebram junto conosco essa conquista: OBRIGADO”. Foram as palavra da ACS Cida (Cida da Saúde).






O que fazem
ACS: o agente comunitário de saúde trabalhará em atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, visitando a comunidade para qual foi designado, geralmente aquela onde mora, além de visitar regularmente aos domicílios que fazem parte de sua região. A função deste agente é promover a saúde preventiva, encaminhando os pacientes à Unidade de Saúde quando necessário.
ACE: o agente de combate às endemias atuará na vigilância, prevenção e controle de doenças, preferencialmente no combate às endemias, fazendo vistorias em casas, terrenos e demais imóveis, eliminando possíveis focos. Diferentemente do agente comunitário de saúde, o ACE não necessita comprovar residência no local em que se candidatar a trabalhar.






SAIBA MAIS
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são os profissionais responsáveis por fortalecer a ligação entre a comunidade e os serviços de saúde. Através de visitas domiciliares, esses trabalhadores orientam e encaminham a população para as os atendimentos necessários nas unidades de saúde, fazendo, sob orientações de outros profissionais,  prevenção de doenças e promoção da saúde.