Os cristãos são alvos da ISIS. Eles emitiram um ultimato aos cristãos que vivem em Mosul: Converter-se ao Islã,pagar uma multa ou "morte pela espada."

 Redação Cambucá Informa / CNN
07/08/2014 
 


Segundo a CNN - a maior cidade Cristã do Iraque foi invadido pelos mesmos militantes islâmicos que ganharam uma posição em partes do leste da Síria e do Iraque ocidental e do norte.

O mais recente avanço por ISIS (ou o Estado Islâmico, anteriormente conhecido como Estado Islâmico no Iraque e Síria) fez com que milhares de cristãos na cidade fugissem, assim como outros grupos minoritários alvo de ISIS têm feito, bem como os muçulmanos xiitas.

O governo francês confirmou que a cidade iraquiana de Qaraqosh caiu nas mãos do ramo militante al Qaeda.

"A França está muito preocupado com os últimos progressos da ISIS no norte do Iraque e pela tomada de Qaraqosh, a maior cidade Cristã do Iraque, e os atos horríveis de violência que são cometidos", disse o chanceler francês, Laurent Fabius em um comunicado .

França convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a ameaça no Iraque.

O êxodo de Qaraqosh já estava em andamento, como a cidade e seus arredores têm sido alvo de ataques ISIS durante semanas. Dentre as atrocidades cometidas pelo ISIS está a decapitação de crianças.

Qaraqosh é uma cidade assíria histórica de 50 mil pessoas, cerca de 20 km ao sudeste de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, onde ISIS também tem controle.

Quando ISIS assumiu Mosul, muitos moradores de lá tinham fugido para Qaraqosh. Em Mosul, ISIS emitiu um ultimato aos cristãos que ali vivem: Converter ao Islã, pagar uma multa ou rosto "morte pela espada."

ISIS procura criar um califado islâmico que se estende da Síria para o Iraque. O grupo tem agressivamente alvo grupos religiosos minoritários iraquiano.

Nickolay Mladenov, o representante especial do secretário-geral da ONU para o Iraque, no mês passado, condenou a perseguição aos Cristãos, muçulmanos xiitas e Yazidis, bem como as minorias étnicas Shabak e turcomanos.

O Pentágono está considerando a realização de ar de emergência cai para os milhares de Yazidis presos no norte do Iraque, um oficial de Defesa dos EUA disse à CNN quinta-feira.

Um porta-voz do Papa Francisco, o reverendo Federico Lombardi, disse nesta quinta-feira que o pontífice está profundamente preocupado com os relatos que nos chegam do norte do Iraque.

"Comunidades cristãs são particularmente afectados: um povo que fogem de suas aldeias por causa da violência que grassa nestes dias, causando estragos em toda a região", disse Lombardi em um comunicado.

Lombardi citou uma oração no último mês que o Papa ofereceu, expressando aos perseguidos que "eu sei o quanto você sofre, eu sei que você está privado de tudo."
A maioria dos cristãos iraquianos são caldeus, que são comungantes da Igreja Católica Romana


CUIDADO – IMAGENS FORTES – FOTOS INAPROPRIADAS PARA MENORES DE 16 ANOS