Saúde Pública

Foto: Divulgação



A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma das mais graves violações de direitos humanos e é uma realidade em todos os países.

Segundo o Ministério da Saúde, a violência sexual é reconhecida como um problema de saúde pública, o qual indica que menos de 10% dos casos ocorridos no país chegam a ser registrados. Em Caruaru, aumentaram consideravelmente os casos de abusos contra crianças.

A conselheira tutelar, Nazaré Barros, afirmou que os maiores registros de abusos acontecem dentro das famílias.

“Aqui em Caruaru temos tido bastante notificações. Onde encontramos mais abusos é no seio da família, são pais, padrastos, tios. As pessoas que tinham que proteger e não estão protegendo. Toda semana atendemos casos de crianças e adolescentes violentados”, disse Nazaré.

Nazaré ainda lembra que o comportamento da criança é fundamental para identificar casos de abusos e considera as escolas aliadas importantes no combate a violência.
“Pedimos que a família preste atenção no comportamento das crianças. As escolas têm sido nossas parceiras, sempre que estão percebendo comportamentos diferentes estão notificando o Conselho Titular”, afirmou Nazaré.

Denúncias contra os abusos podem ser feitas por meio do Disque 100 (do Governo Federal) ou pelo telefone do Conselho Tutelar Caruaru: (81) 3701-1546.

Conselho Tutelar de Santa Maria do Cambucá: 81 | 3757 1280

Rádio Liberdade