TV JORNAL

quarta-feira, 23 de julho de 2014

FRIO? Chef Alexandre Albanese dá dicas de como fazer um chocolate quente profissional

"O segredo é o equilíbrio. Faço o chocolate quente de acordo com o paladar norte-americano, menos doce que o do brasileiro. Assim, as pessoas conseguem beber sem enjoar", explica o chef

Alexandre Albanese se inspirou na receita americana para elaborar o chocolate quente

As noites mais frias do inverno - no Recife, nem tanto - são um motivo a mais para os amantes de chocolate quente. A bebida esquenta e ainda passa uma sensação gostosa de conforto. Para fazer a receita do chef brasiliense Alexandre Albanese, bastam cinco minutos e pronto! Ele garante: a bebida de simples preparo conquista até os paladares mais refinados. Para isso, é só caprichar na apresentação.

"O segredo é o equilíbrio. Faço o chocolate quente de acordo com o paladar norte-americano, menos doce que o do brasileiro. Assim, as pessoas conseguem beber sem enjoar", explica. Nos acompanhamentos, menos é mais: pão na chapa com manteiga e torradas com especiarias finalizam a refeição.

O chef acredita que, no inverno, as pessoas se permitem comer um pouco mais. "Deve ser porque todo mundo veste moletom e esconde os quilinhos extras", brinca. 

Confira a receita do chocolate quente:

Ingredientes
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de café instantâneo
1/2 fava de baunilha
2 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
Marshmallow a gosto

Modo de fazer
Abra a fava de baunilha ao meio e, com as costas de uma faca, raspe as sementes e o extrato que se encontra no centro. Coloque todos os ingredientes (com exceção do marshmallow) numa panela em fogo médio e mexa até levantar fervura. Remova a fava de baunilha. Coloque em quatro xícaras e cubra com o marshmallow, usando um maçarico para gratinar o doce.

Incremente
Alexandre Albanese lista ingredientes que dão um sabor a mais ao chocolate quente. Experimente e crie sua própria versão.

Cachaça, conhaque e licor conferem mais charme à bebida. Mas use com moderação, não ultrapassando uma dose por xícara.

Para decorar, vale usar paçoca, um pedaço de chocolate ou marshmallow. "Nos Estados Unidos, é tradição derreter marshmallow em fogueiras, como uma forma de confraternização. Tentei resgatar esse costume", afirma.

Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário