Na cozinha...


Receita:
Bolo de Macaxeira

Este fim de semana eu estava na casa da minha vó e como casa de vovó combina com aconchego, família e colo, me esbanjei o bastante para não ter do que reclamar depois. Estar próximo da minha família trás um renovo bom pra minha vida e nos faz aproximar mais uns dos outros, a correria do dia a dia, o cansaço faz com que a gente perca espaço na vida de pessoas que são ou que já foram importantes em nossa vida. Ter um tempo pra ouvir outras pessoas, cozinhar ao lado delas, sorrir... No domingo me reuni com minha tia, avó e filha. Juntas preparamos um bolo de Macaxeira vindo diretamente do caderno mais antigo de receitas que já vi, ouvi histórias das mais variadas possíveis, minha avó falou da saudade que sentia das filhas que moram distante, do meu avô que já se foi, do tempo da sua juventude, eu fiquei quieta prestando atenção e matutando com meus pensamentos. Minha tia também comentou das festas juninas que eram comemoradas em sua rua e que agora só resta a memória. Alguns dizem que comida boa é aquela que é feita com amor, e na verdade este bolo saiu com gosto foi de saudade, de interior, de abraço apertado cheio de amor.
Vou deixar pra vocês à receitinha que preparamos, é bem fácil e pratico de preparar, vou ficar desejando que você possa saborear não apenas o bolo, mas o gosto bom da companhia de quem estiver ao seu lado.



Curiosidades:
Lenda da Mandioca
 A filha de um poderoso Tuxaua foi expulsa de sua tribo,e foi viver numa velha cabana, distante por ter engravidado misteriosamente. Parentes longínquos iam levar-lhe comida para seu sustento e assim a Índia viveu até dar a Luz uma linda menina,muito branca, que chamou de Mani.
A noticia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande chefe Tuxaua esquecer as dores e rancores e cruzar os rios para ver sua filha. O Novo avô se rendeu aos encantos da linda criança que se tornou muito amada por todos.
No entanto,ao completar três anos,Mani morreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha perto da cabana onde vivia e sobre ela derramou seu pranto por horas. Mesmo com os olhos cansados e cheio de lágrimas, ela viu brotar de lá uma planta que cresceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes grossas e brancas em forma de chifre,e todos queriam prova-la em honra daquela criança que tanto amavam. Desde então a mandioca passou a ser uma excelentealimento para os índios que se tornou um importante alimento em toda a  região.
Receita:
Bolo de Macaxeira
Ingredientes:

1 kg de mandioca
1 xícara de coco ralado
1 xícara de queijo meia cura ralado
2 xícaras de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
Calda
1 xícara de leite condensado
1 xícara de leite de coco
1 xícara de coco ralado
 ½ xícara de coco ralado para cobrir
Modo de preparo:
Ralar a mandioca crua. Misturar a mandioca, o coco ralado, o queijo, o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite e o fermento. Mexer bem. Untar uma forma com manteiga, colocar a massa e levar ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. Depois de assado, regar com a calda.
Calda
Em uma panela, misturar bem todos os ingredientes. Levar ao fogo médio e mexer até obter um creme. Cubra o bolo ainda quente com o creme. Cobrir com coco ralado.

Bom preparo, pessoal!!

Kaline Aragão Barbosa – Estudante de Jornalismo da FAVIP