“Estamos dispostos a trabalhar arduamente para fortalecer a América Latina e o Caribe”, disse o presidente venezuelano


Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas11/07/2022REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou suas redes sociais para afirmar que acordou a retomada da “agenda de cooperação” com o Brasil por meio de uma ligação telefônica com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula. Concordamos em retomar a Agenda de Cooperação Binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição”, escreveu nesta segunda-feira (31).

Segundo o mandatário, Lula “enviou saudações” à população venezuelana durante a chamada.

“Estamos dispostos a trabalhar arduamente para fortalecer a América Latina e o Caribe e para o desenvolvimento econômico e social de nossos povos”, completou em outra publicação.

Lula se tornou no último domingo (30) o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil. Com 100% das urnas apuradas, o petista recebeu mais de 60,3 milhões de votos.

Em 2019, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), usou suas redes sociais para afirmar que reconhecia Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Na época, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou comunicado reiterando a posição.