As torneiras estão sem água e os aparelhos de ar-condicionado, quebrados.
Cerca de 50 leitos foram fechados, de acordo com direção da unidade.

Hospital só funciona dois dias na semana; nos
demais, população encontra as portas fechadas
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Moradores do município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, se queixam da falta de estrutura do Hospital Municipal. De acordo com reportagem do NETV1ª Edição desta terça-feira (15), a unidade só funciona duas vezes por semana, com o setor de emergência às segundas-feiras e cirurgias marcadas na sexta.
De acordo com a direção do hospital, aproximadamente 50 leitos foram fechados e 14 médicos demitidos. Nos dias de segunda, dois médicos fazem plantão, sendo um da prefeitura e outro do estado. Nas sextas, quando o hospital volta a funcionar, são realizadas cirurgias previamente marcadas.
O secretário de Saúde de Escada, Ermírio Rêgo Barros, garante que, apesar de não funcionar diariamente, o hospital não vai fechar. "Nós não fechamos o hospital e nem vamos fechar. Ele continua atendendo dois dias com plantões e nós temos 18 unidades básicas de saúde atendendo a população. O município de Escada é bem servido na sua área de atenção básica", pondera.
De acordo com um médico do local que preferiu não se identificar, falta água nas torneiras e os aparelhos de ar-condicionado estão quebrados.
A população, quase sempre que busca a unidade de saúde, vê as portas fechadas, como no caso do operador de máquinas Acácio Francisco da Silva. "Já precisei várias vezes do hospital, mas não tem médico, é tudo fechado".
Em novembro, o estado se comprometeu a mandar equipe ao hospital para dar apoio técnico à unidade de saúde e avaliar as condições do local. A Secretaria Estadual de Saúde disse que continua prestando o apoio técnico necessário à unidade.