Mais de 193 mil vagas serão abertas, incremento de 20 mil em relação ao ano passado
Cronograma do processo foi divulgado nesta terça-feira
Foto: Divulgação
O período de matrículas do ano letivo 2015 para a rede estadual de ensino começa hoje dia 19 e vai até o dia 17 de dezembro. A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou, nesta terça (18), a abertura de mais de 193 mil vagas, sendo 77.953 na Região Metropolitana do Recife (RMR), e 115.146 no Interior. Em relação ao ano passado, haverá ampliação de 20 mil vagas. As oportunidades oferecidas nas escolas regulares, integrais e semi-integrais são destinadas aos alunos novatos, transferidos de outros estados ou município, procedentes de escolas particulares ou àqueles que estão retornando aos estudos. As aulas começam no dia 4 de fevereiro.
O agendamento da matrícula para alunos novatos deve ser feito através do site da Secretaria. Após o prazo, o registro só poderá ser realizado pela central de atendimento, que funcionará de 20 a 30 de dezembro, através do 0800.286.0086. As informações devem ser preenchidas pelos pais ou responsáveis. Quem tiver acima de 18 anos poderá realizar o processo normalmente.
Para os alunos vindos da rede municipal e os que já são do Estado, a matrícula é automática. No caso dos alunos que desejam mudar de instituição, a apresentação de certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (para quem pertence ao Ensino Fundamental) e comprovante de residência é imprescindível.
A estimativa é de que sejam inseridos na rede 650 mil alunos e que o Estado disponibilize para a população estudantil 300 escolas de referência (125 integrais e 175 semi-integrais) por conta do aumento do número de vagas. Das 193.099 vagas ofertadas, 110.978 serão voltadas para estudantes transferidos de outros estados, escolas particulares e a quem está retornando aos estudos. O restante das oportunidades, 82.121, estará reservada para a rede municipal. São 39.007 vagas para o Ensino Fundamental e 71.971 para o Ensino Médio.
Fonte: FP
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