PERNAMBUCO

Em Pernambuco, agências voltam a abrir, exceto as do BNB
Foto: Divulgação

Em Pernambuco, a maior parte dos bancários de agências públicas e privadas decidiu pelo fim da greve que teve início no último dia 30 de setembro. O fim da paralisação foi decidida em assembleia no Recife, na noite desta segunda-feira (6). Apenas os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) decidiram permanecer de braços cruzados.

A categoria aprovou a nova oferta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada na sexta-feira (3), assim, os serviços nas agências devem se normalizar a partir desta terça-feira (7).

A nova proposta da Fenaban contempla reajuste salarial de 8,5% (ou um aumento real de 2,02% já descontado o INPC em 12 meses até agosto), contra 7,35% oferecidos originalmente. Para o piso da categoria, o reajuste subiu de 8% para 9% (2,49% mais que a inflação), e o valor do vale refeição terá correção de 12%.

Quando iniciaram as mobilizações, os bancários pediam, entre outros pontos, um reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25 e 14º salário. A categoria também queria o aumento nos valores de benefícios como vale-refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros.

Fonte: NE10