Se um macaco faz um selfie na floresta, de quem é os direitos autorais? Ninguém, diz Wikimedia.

                                                                   Foto: Macaca nigra

Se um macaco faz um selfie na floresta, a foto pertence a ele?

Até agora, o que diz a pseudo-doutrina é que "aquele que faz o selfie possui o selfie" se instalou na consciência coletiva. Mas o que acontece se um animal tem a foto?

Fotógrafo britânico David Slater está bloqueado em uma disputa com o Wikimedia Commons (e sua organização-mãe da Wikimedia Foundation) sobre se uma foto tirada por um animal com a câmera de um fotógrafo se torna parte do domínio público ou a propriedade do dono da câmera.

Slater insiste que detém os direitos sobre a imagem de um macaco olhando com curiosidade para a câmera enquanto ele tirou uma selfie, e o fotógrafo afirma que ele sofreu uma despesa considerável para fazer as fotos. O fato de que eles têm sido, essencialmente, distribuído gratuitamente na Internet através do site Wikimedia Commons e redeu-lhe uma quantias incalculáveis ​​de dinheiro.

Foto: Macaca nigra

"Isso está arruinando o meu negócio", disse Slater ao jornal The Post na quarta-feira. "Hoje eu seria potencialmente muito mais rico do que eu sou."

O famoso auto-retrato, foi feita por um macaco preto com crista (Macaca nigra) em uma floresta da Indonésia em 2011, Slater viajou o país a partir de Gloucestershire e passou três dias após os animais com seu equipamento de câmera e um guia de turismo para conseguir esse feito.

Um dia, ele montou um tripé e afastou-se por alguns momentos. Quando voltou, os macacos haviam pego sua câmera e começaram a tirar fotos. Assim, o selfie macaco nasceu.

Essa incrível história decolou em relatos da mídia. A mais emblemática das imagens foi apresentado pelo The Guardian, The Telegraph e The Huffington Post, entre outros.